segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Omega 3 – Ácidos Gordos Essenciais

Os ácidos gordos Omega 3, como o ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e o ácido docosahexanóico, são ácidos carboxílicos poliinsaturados, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. São chamados de "essenciais" porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gorduras.

A ingestão do Omega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol (LDL), enquanto pode favorecer o aumento do colestrol (HDL) [1]. Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos

Os ácidos gordos polisaturados de cadeia longa como o Omega 3 previnem a doença cardiovascular e diminuí a incidência de colesterol. Outros estudos demonstram a sua eficácia no tratamento da depressão e mesmo de doentes oncológicos.

As principais fontes de Omega 3 são os peixes de água fria (atum, salmão, cavala), o azeite e nos frutos oleoginosos como a amêndoa, noz ou castanha.

0 comentários:

Enviar um comentário