quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Bom e o Mau…colesterol!

Sabe a diferença entre o bom colesterol (HDL) e o mau colesterol (LDL)? Então vamos lá…

O Colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais e cujos elementos presentes na formula química são o carbono, o oxigénio e o hidrogénio. É mais abundante nos tecidos que mais sintetizam ou têm membranas densamente agrupadas em maior número, como o fígado, medula espinhal, cérebro e placas ateromatosas (nas artérias).

Tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela associação existente entre doenças cardiovasculares e as diversas lipoproteínas que o transportam, e os altos níveis de colesterol no sangue (hipercolesterolemia).

Circula na corrente sanguínea através das lipoproteínas, neste caso a lipoproteína de alta densidade (HDL) e a lipoproteína de baixa densidade (LDL) cuja acção prática é :

  • lipoproteínas de alta densidade (High Density Lipoproteins ou HDL): acredita-se que são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo arterosclerótico). Tem sido usado o termo "colesterol bom" para referir ao HDL, que se acredita que tem acções benéficas.
  • lipoproteínas de baixa densidade (Low Density Lipoproteins ou LDL): acredita-se que são a classe maléfica ao ser humano, por serem capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos. Nos últimos anos, o termo (de certa forma impreciso) "colesterol mau" tem sido usado para referir-se ao LDL que, de acordo com a hipótese de Rudolf Virchow, acredita-se ter acções danosas (formação de placas arteroscleróticas nos vasos sanguíneos).

Assim sendo tenha atenção ao colesterol HDL (valor máximo recomendado não deve ultrapassar os 200 mg/dl) e promova um estlo de vida saudável de forma a potenciar o colesterol LDL!

0 comentários:

Enviar um comentário